Nem só da moda se fazem as tendências – o desporto também tem destaque próprio!
Ao longo dos anos temos testemunhado várias fases no que toca a atividade física. Já houve alturas para tudo: uma em que todos faziam cross training, outra em que o yoga começou a ganhar terreno ou a mais recentes em que não há (quase) ninguém que não jogue padel em Portugal.
Quais são, então, as tendências de fitness para 2020? Treinos longos e relaxados ou curtos e intensos? Treinos matinais durante a semana ou com maior preponderância ao fim-de-semana? Hoje contamos-te tudo, com base nos hábitos de treino dos portugueses ao longo do ano que passou!
As horas preferidas para treinar
A altura do dia mais popular para treinar é, sem dúvida, após o trabalho. A maioria das pessoas opta por fazer exercício entre as 17h e as 19h, já depois de um dia de 8h de trabalho.
No entanto, há cada vez mais adeptos das primeiras horas do dia para treinar e começar o dia com mais energia. Também a hora de almoço tem tido mais fãs, com treinos mais curtos! Desta forma o cansaço não afecta tanto o treino e o final do dia fica livre para outras atividades.
Já ao fim-de-semana a maioria das pessoas não treina. No entanto, quem o faz, prefere ter o seu momento de atividade física entre as 10h e as 12h. O resto do dia fica reservado para recarregar baterias!
Os treinos mais populares

Por muito que as tendências mudem, há treinos que dificilmente mudarão ou sairão de moda… como é o caso dos treinos funcionais, cardio ou HIIT, por exemplo!
Também os treinos com base no conceito militar, como os Bootcamps, têm muitos adeptos que querem testar os seus limites e levar os treinos um pouco mais além.
As artes marciais são das atividades mais procuradas desde há vários anos e assim se mantêm para 2020. Do boxe ao muay thai, passando por opções um pouco diferentes como o Krav Maga, não faltam opções para todos os gostos.
Numa vertente mais calma e focada no bem-estar temos atividades como o yoga ou o pilates, que continuam a somar fãs. Quer seja para conciliar com atividades mais intensas e dinâmicas, como as artes marciais, ou não. Hoje há milhares de praticantes de yoga em Portugal!
As novas tendências

Para além das atividades mais populares e dos treinos curtos de alta intensidade, há diversas atividades que têm ganho cada vez mais espaço nos ginásios.
É o caso da dança que, por ser uma atividade em grupo ou pares, alia desporto a diversão e permite treinar a coordenação. Em particular as danças exóticas, como o pole dance, têm tido cada vez mais praticantes e desafiam a resistência e a ousadia.
O Cycling e outras aulas de resistência similares, que aliam música a luzes intensas e muito dinamismo, têm tido muita procura e são atividades a experimentar para quem gosta de fazer coisas diferentes!
Padel, o rei

Não podíamos deixar de mencionar o rei dos desportos hoje em Portugal: o padel! Este desporto de raquetes é jogado a pares, opondo duas equipas. Os campos podem ser interiores ou exteriores e são menores do que os tradicionais campos de ténis. Por se basear em níveis, esta é uma atividade desportiva muito inclusiva. Pessoas de todas as idades e sexo podem jogar juntas.
Em Portugal há dezenas de campos para jogar padel e diversos campeonatos para os mais competitivos na modalidade!
Agora que já conheces as tendências de fitness para 2020, vais experimentar alguma delas pela primeira vez ou já és praticante regular?